Medicina da Dor

Picture of Orto Trauma Brasil

Orto Trauma Brasil

Clinica Ortopédica

Facebook
Twitter
LinkedIn
O que é dor?
A dor é uma sensação desagradável que pode se manifestar de diversas formas que, dependendo de sua intensidade, podem impedir o portador de realizar atividades cotidianas. Dependendo da área que afeta, é feita uma distinção entre dor somática, que é ativada por receptores na pele, dor visceral, ao redor dos órgãos, e dor neuropática, que é causada por uma lesão no sistema nervoso.

Existem dois tipos de dor, dependendo de sua duração: dor aguda e dor crônica. A dor aguda permite ao sofredor que algo em seu corpo esteja danificado ou não funcione bem e isso desaparece quando a causa é resolvida. Por outro lado, a dor crônica dura muito mais tempo, podendo se estender ao longo do tempo por meses e até anos, dificultando a atividade diária do portador.

O que é a Medicina da Dor?
É uma especialidade médica dedicada à abordagem terapêutica da dor. Algumas lesões traumáticas podem causar sequelas, inclusive dores crônicas. 
Você pode viver sem dor?
Claro. Esse é o desafio que nos colocamos como centro médico e das sociedades científicas que trabalham há anos para mitigar a dor dos pacientes. Os avanços médicos, o uso de técnicas inovadoras de reabilitação ou o surgimento de novos medicamentos aumentaram as expectativas de médicos e pacientes para erradicar a dor.
Quando é necessária uma abordagem específica da dor?
É lógico que depois de um trauma ou cirurgia a dor apareça. Controlar o desconforto e a dor após um evento específico é algo que costuma ser fácil para um especialista com bastante experiência. No entanto, às vezes a dor se torna crônica e difícil de controlar. Nesses casos devemos atender a esse fato em tempo hábil e atacar o problema de forma multidisciplinar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *